Desenvolvimento
da Creche

As necessidades da população aumentaram e, para lhes dar resposta, a obra foi crescendo, graças às doações de beneméritos como José António das Neves, António Luís da Costa, D. Enedina Alves Leite Garcia e, ultimamente, dr. Benjamim Valente.

Nos Palacetes de Albino Dias Fontes Garcia e de D. Enedina Alves Leite Garcia, na rua de Alão de Morais, funciona a secção “Colégio Infantil Santa Filomena” com a valência Jardim de Infância, para crianças dos 3 aos 6 anos, com a capacidade de 157 utentes.

Na casa, que fora de seus pais, oferecida pelo Exmo. Sr. Dr. Benjamim Valente, funciona a secção “Ninho da Criança” com capacidade para 86 crianças, dos 4 meses de idade até aos 3 anos.

As receitas próprias da instituição são insuficientes para fazer face às exigentes despesas com o Pessoal, alimentação, material ou conservação, e por isso a contribuição dos utentes não dispensa a complementaridade dos subsídios mensais que nos envia o Centro Regional de Segurança Social de Aveiro, com quem a instituição mantém acordos de cooperação.

Desde o início, a direção desta obra confiada às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, coadjuvadas por pessoal civil mas, por falta de pessoal, deixaram-nos as bondosas irmãs em Julho de 1984, tendo a direcção promovido uma festa de homenagem e agradecimento a que se associaram, sentidamente, os órgãos autárquicos de S. João da Madeira e a população em geral.